ATA DA REUNIÃO DO DIA 23 DE JULHO DE 2018 – SIMPLAST –

 

 

Ata   Simplast

Aos 23 (vinte e três de julho) de 2018, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, no Edifício   Robson Braga, 5º andar, sala 09, foi realizada assembleia geral extraordinária do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de Minas  Gerais, atendendo assim  edital de convocação publicado no  jornal  Diário Oficial do Estado de Minas Gerais no dia 17 de julho de 2018.

Às 17:00 horas, a presidente do SIMPLAST/MG, Sabrina Rodrigues de Carvalho abriu os trabalhos e constatando não haver número suficiente de empresas presentes, determinou que se aguardasse o horário para uma segunda convocação, que veio a ocorrer às 17:30 horas, tendo as empresas presentes assinado a respectiva LISTA DE PRESENÇA, que ficará arquivada na sede do Sindicato. Assim   a assembleia foi realizada   com o número de empresas presentes em segunda convocação, conforme previsão estatutária.

Iniciando os  trabalhos, a Presidente  reiterou  que o objeto da assembleia, conforme expressamente consta do respectivo  edital de convocação,  será   deliberar a respeito das negociações  coletivas  com o Sindicato Profissional que representa os  empregados das indústrias de material plástico, para renovação da atual convenção coletiva de  trabalho,  esclarecendo que além das negociações  relacionadas com as diversas cláusulas da convenção coletiva a assembleia deverá decidir também a respeito da instituição de uma contribuição negocial a ser paga pelas empresas  para ser   dividida igualmente entre os dois sindicatos, patronal e profissional.

Dando sequência, a Presidente prestou vários esclarecimentos pertinentes aos assuntos em pauta, fraqueando a palavra que foi usada por todos os presentes.

Após os debates, a matéria foi colocada em votação, ficando deliberado, por unanimidade, que a Diretoria do SIMPLAST/MG e a Comissão de Negociação deverão retomar as negociações com o Sindicato Profissional em busca de um consenso com o Sindicato Profissional, por ser, conforme entendimento de diversos manifestantes, o instrumento da convenção coletiva muito necessário para as empresas.  Após concluídas essas negociações o resultado dos entendimentos deverá ser submetido à aprovação das empresas.

Ficou deliberado ainda que as empresas deverão contribuir com o percentual de 4% (quatro por cento) sobre o valor da folha líquida de pagamento do mês de março de 2018, destinando 2% (dois por cento) para o Sindicato Patronal e 2% (dois por cento) para o Sindicato Profissional, tudo de acordo com as condições e datas para pagamento que serão oportunamente trazidas ao conhecimento das empresas.

Foi ainda esclarecido pela Presidente com total concordância de todos os presentes que essa contribuição está sendo efetuada em caráter excepcional, sem qualquer obrigação ou compromisso de que seja mantida em anos posteriores e se destina, no atual momento, a atender necessidades financeiras das entidades sindicais acordantes e   decorrentes sobretudo da Reforma Trabalhista, que alterou radicalmente a manutenção financeira das organizações sindicais. Nada mais havendo, lavrou-se a presente ata, que será assinada pela Presidência e Vice-Presidência do SIMPLAST/MG.